terça-feira, 19 de outubro de 2010

Lista de Livros de Leitura

6º ano A e B

Robinson Crusoé

Sinopse

Robinson era um jovem marinheiro inglês. Ao viajar para a África, seu navio é colhido por uma tempestade e naufraga. Toda a tripulação morre, com exceção do jovem, que se refugia numa ilha deserta do Caribe. Lá, ele se defronta com as dificuldades de uma existência primitiva. A coragem, a paciência e a habilidade de Robinson eram as qualidades que o mundo ´civilizado´ de então acreditava necessárias para subjugar a ´barbárie´.




8º ano A

A Escrava Isaura

O livro "A Escrava Isaura", de Bernardo Guimarães, ganhou uma adaptação para o público infanto-juvenil.

A obra, que fez sucesso na TV com a novela homônima produzida pela Globo na década de 70, é o principal romance do escritor mineiro Bernardo Guimarães.

"A Escrava Isaura" é recontada pela pedagoga Guila Azevedo, autora de "Adolescência" e "Grávida aos 14 anos?", na série "Reencontro Literatura", da editora Scipione. Trata-se de uma coleção de clássicos da literatura universal adaptados para alunos de 5ª a 8ª e do ensino médio.

O livro conta a história de Isaura, filha de um português com uma escrava, que perde a mãe ainda criança e é educada como uma dama da corte. Com a morte de sua benfeitora, passa a enfrentar os caprichos de seu dono.

As ilustrações são de Cristina Burger. O livro, com 116 páginas, é indicado para jovens a partir de 13 anos.

Sugestão de leitura- Você poderá encontrar essa obra em diversas editoras e diferentes possibilidades. A série Reencontro apenas facilita a leitura por causa da linguagem.


9º ano A

Os Miseráveis

SINOPSE
uma das melhores obras de Victor Hugo

Os Miseráveis, um dos romances mais amados de Victor Hugo, é como o "Notre Dame" de Paris, não só um clássico do mundo literário, mas também deu origem ao mais bem sucedido musical de todos os tempos. Com uma surpreendente combinação de acção, compaixão, sofrimento, fúria, perdão e amor, esta poderosa série televisiva relata a saga de um homem que lutou contra o sistema judicial da sua época, que condenava todos aqueles que tiveram a infelicidade de nascer pobres.

Jean Valjean (Gérard Depardieu), depois de ter passado quase vinte anos na cadeia por roubar pão, emerge da sua condição de prisioneiro com fome de viver e disposto a levar uma vida honesta. Contudo o Inspector Javert está convencido que um criminoso será sempre um criminoso, e que Valjean pertence a cadeia... Para sempre.



1º EM

Amor de Perdição - Camilo Castelo Branco

Resumo:

Simão Botelho e Teresa de Albuquerque, membros de família rivais da cidade de Viseu,em Portugal.apaixona-se "perdidamente " ,no entanto, logo percebem à impossibilidade da realização desse amor por meio do casamento, pois suas famílias eram declaradamente inimigas. Não tarda muito para os jovens amantes sentirem todo o ódio de seus pais.

Tadeu de Albuquerque, pai de Teresa, ao descobrir o romance, trata de prometer a mão de sua filha a seu sobrinho Baltasar Coutinho. No entanto, a moça rejeita o pretendente fato que irrita profundamente o pai.Surge, nesse momento, o segundo grande elemento complicador.

Desprezado e ofendido em seus brios Baltasar alia-se ao tio e juntos tramam o destino da pobre Teresa. Decididos, procuram persuadi-la a esquecer Simão, sob pena de a encerrarem em um convento. Teresa, temendo a ira de seu pai diante do rompimento causado por sua desobediência, aceita passivamente seu destino, prometendo afastar-se de Simão. No entanto, da repulsa ao casamento imposto por seu pai, ela continua irredutível.

A moça não aceitava um casamento contrário às regras de seu coração. Na casa dos Botelhos, concomitantemente a esse fato, o pai de Simão, muito irritado com aquela desdita paixão resolve por fim ao romance entre seu filho e Teresa, enviando o jovem Simão a Coimbra para concluir seus estudos, almejava com isso sufocar o amor dos jovens pela distância.

Porém, nem mesmo esse empecilho foi capaz de destruir esse infortúnio sentimento. Teresa mesmo confinada em sua casa escrevia a Simão, contando os dissabores por que passava e haveria de passar, sob as pressões de seu primo e de seu pai. Contudo, mesmo diante dessas adversidades, os amantes clandestinamente se comunicavam por cartas com certa freqüência.

Comunicação essa, que mais o amor dos dois. Simão, enlouquecido pela saudade de sua amada, decide ir a Viseu encontrar-se com Teresa. Furtivamente, é hospedado pelo ferreiro João da Cruz, homem destemido, forte e fiel. Sob proteção de João, Simão tenta chegar à casa de Teresa, mas lá estava Baltasar comemorando o aniversário da prima. O astuto Baltasar consegue perceber a ansiedade de Teresa e deduz o que estava para acontecer.

No meio da festa a jovem tenta falar com Simão no jardim, contudo o casal é surpreendido, arma-se uma confusão que culmina com as mortes de dois criados de Baltasar.Desse entrevero Simão sai ferido.O rapaz busca refúgio na casa de João da Cruz para recuperar-se dos ferimentos.Entretanto, ainda não estava determinado o fim desse romance.

Os amantes ainda mantinham comunicação por meio de uma velha mendiga que passava com freqüência sob a janela do quarto de Teresa. Para punir a rebeldia da filha, Tadeu de Albuquerque decide mandá-la a um convento do porto -chamado Monchique - cuja prioresa era patente de Teresa. Antes, porém, a jovem é recolhida em um convento na própria cidade de Viseu, enquanto Tadeu aguardava a resposta do Porto.

Em Viseu, na casa do ferreiro, Mariana, filha de João da Cruz, torna-se a enfermeira de Simão, tratando-o com muito cuidado. Nasce nela um profundo amor pelo enfermo. Amor esse não revelado pela moça.

Mariana, sabedora que Simão e Teresa não estavam conseguindo manter a comunicação, visto que Teresa estava sob rigorosa vigilância, resolve ajudar os amantes.

Mariana vai até o convento com a desculpa de visitar uma amiga. Sua ação é bem sucedida, a filha de João da Cruz consegue falar com Teresa e essa manda um recado a Simão. Nele a jovem fala de sua impossibilidade de escrever a Simão e que ela iria para um convento na cidade do Porto.

Simão ao tomar conhecimento dos fatos, fica furioso e, em um acesso incontido de raiva, decide tentar raptar Teresa de seu fatídico fim no convento.
O jovem defronta-se com Baltasar, na tentativa de resgatar a amada. Mesmo diante de várias testemunhas o jovem Simão atinge Baltasar com um tiro mortal.

Em meio à confusão surge João da Cruz que procura dar cobertura a fuga de Simão, contudo esse recusa-se a fugir entregando-se a prisão.
Simão é preso e condenado a morte. Porém, devido à interferência do corregedor Domingos Botelho, pai de Simão, a pena é convertida ao degredo nas Índias.

Em meio a tanta tragédia, Simão ainda preso no Porto, toma conhecimento que seu fiel amigo João da Cruz havia sido assassinado. Mariana, sem ter mais ninguém, resolve acompanhar Simão ao desterro. Essa situação aflora, no coração da jovem Mariana, a esperança de concretizar o seu amor por Simão.

A sentença do desterro sai, Simão é condenado a ficar dez anos na Índia.
Enquanto para Mariana o degredo é sinônimo de esperança, para Simão, a Índia é sinônimo de humilhação e miséria.

Teresa começa a ter sua saúde abalada. Definha, cada vez mais triste e muito magoada, a linda fidalga parece ter perdido a vontade de viver. Seu fim aproxima-se, recusa-se a evitá-lo.

Ao em arcar rumo à Índia, Simão contempla Monchique e vê, pela última vez no mirante do convento, a mulher que fora responsável por tudo aquilo.
Também Teresa contempla o navio que levava seu amado. Logo após, Teresa morre. Simão, antes de seguir seu destino, toma conhecimento da morte de Teresa e, profundamente consternado e deprimido, segue rumo ao degredo.
Ainda, muito consternado ele guarda algumas cartas de Teresa, seu corpo vai sendo consumido pela morte.

Alguns dias após a viagem, Simão morre vitimado pela febre. Mariana não resistindo à perda do amado, rompe o silêncio com gritos que saem do mais fundo do seu coração. Quando percebe que seria impossível viver sem a presença de Simão, a filha do ferreiro entrega-se às revoltas águas do mar, as quais já haviam recebido o corpo de Simão.O suicídio de Mariana marca o fim da trágica história dos Botelhos e Albuquerque.




2º EM

A cidade e as serras - Eça de Queiros

Eça de Queirós escreveu As Cidades e as Serras em Paris, quando residia lá, como cônsul de Portugal. Mas foi publicada após usa morte, em 1901.

Resumo: Jacinto mora em Paris, num palácio dos Campos Elísios, nº 202. É culto, viajado e elegante. E milionário, mas triste. Diverte-se com mulheres, banquetes, viagens e com a alta roda de Paris, mas está mortalmente entediado com essa vida airada. José Fernandes é vizinho e confidente de Jacinto e o convence a voltar a Portugal e visitar as suas propriedades. Jacinto retorna e se instala num de seus sítios, a Quinta de Tornes, No começo não gosta, mas depois se insere no espírito da vida no campo, na simplicidade de costumes, respira com prazer o ar puro. Casa, tem filhos, melhora de saúde, encontra a paz e é feliz.
Comentário: está clara, no fluir do romance, a tese social que pretende provar: a vida nas cidades é improdutiva, barulhenta, tediosa, corrói a alma e o corpo. A vida no campo é alegre, reconfortante, recupera a saúde, limpa a alma, afasta as tristezas, não é barulhenta, não tem tédio.
Neste romance, Eça de Queirós usou de ironia e de chalaças (expressões pesadas), mas dentro de um modo mais humano e educativo. O estilo é mais doce e a linguagem mais límpida.
Este romance não é sua obra prima, mas fecha com chave de ouro sua vasta obra literária.


3º EM

Capitães de Areia - Jorge Amado

Os Capitães da Areia do escritor Jorge Amado é um grupo de meninos de rua. O livro é dividido em três partes. Antes delas, no entanto, via uma seqüência de reportagens e depoimentos, explicando que os Capitães da Areia é um grupo de menores abandonados e marginalizados, que aterrorizam Salvador. Os únicos que se relacionam com eles são Padre José Pedro e uma mãe-de-santo, Don'Aninha. O Reformatório é um antro de crueldades, e a polícia os caçam como adultos antes de se tornarem um. A primeira parte em si, Sob a lua, num velho trapiche abandonado conta algumas histórias quase independentes sobre alguns dos principais Capitães da Areia (o grupo chegava a quase cem, morando num trapiche abandonado, mas tinha líderes).

Pedro Bala, o líder, de longos cabelos loiros e uma cicatriz no rosto, uma espécie de pai para os garotos, mesmo sendo tão jovem quanto os outros, que depois descobre ser filho de um líder sindical morto durante uma greve; Volta Seca, afilhado de Lampião, que tem ódio das autoridades e o desejo de se tornar cangaceiro; Professor, que lê e desenha vorazmente, sendo muito talentoso; Gato, que com seu jeito malandro acaba conquistando uma prostituta, Dalva; Sem- Pernas, o garoto coxo que serve de espião se fingindo de órfão desamparado (e numa das casas que vai é bem acolhido, mas trai a família ainda assim, mesmo sem querer fazê-lo de verdade); João Grande, o negro bom como diz Pedro Bala, segundo em comando; Querido- de- Deus, um capoeirista amigo do grupo, que dá algumas aulas de capoeira para Pedro Bala, João Grande e Gato; e Pirulito, que tem grande fervor religioso.

O apogeu da primeira parte é dividido em, quando os meninos se envolvem com um carrossel mambembe que chegou na cidade, e exercendo sua meninez; e quando a varíola ataca a cidade, matando um deles, mesmo com Padre José Pedro tentando ajudá-los e se indo contra a lei por isso. A segunda parte, Noite da Grande Paz, da Grande Paz dos teus olhos, surge uma história de amor quando a menina Dora torna-se a primeira Capitã da Areia, e mesmo que inicialmente os garotos tentem tomá-la a força, ela se torna como mãe e irmã para todos. (O homossexualismo é comum no grupo, mesmo que em dado momento Pedro Bala tente impedi-lo de continuar, e todos eles costumam derrubar negrinhas na orla.) Professor e Pedro bala se apaixonam por ela, e Dora se apaixona por Pedro Bala. Quando Pedro e ela são capturados (ela em pouco tempo passa a roubar como um dos meninos), eles são muito castigados, respectivamente no Reformatório e no Orfanato. Quando escapam, muito enfraquecidos, se amam pela primeira vez na praia e ela morre, marcando o começo do fim para os principais membros do grupo. Canção da Bahia, Canção da Liberdade, a terceira parte, vai nos mostrando a desintegração dos líderes. Sem-Pernas se mata antes de ser capturado pela polícia que odeia; Professor parte para o Rio de Janeiro para se tornar um pintor de sucesso, entristecido com a morte de Dora; Gato se torna uma malandro de verdade, abandonando eventualmente sua amante Dalva, e passando por ilhéus; Pirulito se torna frade; Padre José Pedro finalmente consegue uma paróquia no interior, e vai para lá ajudar os desgarrados do rebanho do Sertão;

Volta Seca se torna um cangaceiro do grupo de Lampião e mata mais de 60 soldados antes de ser capturado e condenado; João Grande torna-se marinheiro; Querido-de-Deus continua sua vida de capoeirista e malandro; Pedro Bala, cada vez mais fascinado com as histórias de seu pai sindicalista, vai se envolvendo com os doqueiros e finalmente os Capitães de Areia ajudam numa greve. Pedro Bala abandona a liderança do grupo, mas antes os transforma numa espécie de grupo de choque. Assim Pedro Bala deixa de ser o líder dos Capitães de Areia e se torna um líder revolucionário comunista.

http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRA1RgutIPzsH4aLCBucpObMlr5B_Joz9oxQ0zKrce3-q_Ez4E&t=1&usg=__B2qteHyuLLj9mPZXovuasAZXuqg= http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRA1RgutIPzsH4aLCBucpObMlr5B_Joz9oxQ0zKrce3-q_Ez4E&t=1&usg=__B2qteHyuLLj9mPZXovuasAZXuqg=

Ensino Médio - Calendário de atividades de redação

Calendário de Atividades de Redação Para Ensino Médio – 4º bimestre
Nome do aluno ____________________________________Série __________Nº ______

Matéria

Atividade sobre a matéria

Data

Carimbo da professora

Assinatura do responsável

Sonhos parte 1

Meus pesadelos parte 2

Super- 0utubro 2010

Texto de opinião

___/10/10

Presidenciáveis divergem quanto ao ensino técnico no Brasil

Folha de São Paulo- 11/10/10

Carta argumentativa

Você é um estudante de Ensino Médio e fará uma carta para um dos presidenciáveis manifestando seu interesse e apoio pelas idéias defendidas pelo candidato.

___/10/10

A verdade sobre as vitaminas

Super- outubro 2010

Saúde -3.0

Dissertação

Especifique com caneta colorida todos os termos de referencia ou recursos referenciais utilizados no texto

___/11/10

Legalização ou não do aborto.
pesquise na internet um texto sobre este tema, cole-o no caderno e faça uma dissertação sobre o assunto.

Dissertação

Especifique com caneta colorida todos os termos de coesão utilizados no seu textos

___/11/10

Nota 1-

0-10 =

__/10/10

Nota 2

0-10=.

___/11/10

______________

Calendário de Atividades de Redação Para Ensino Médio – 4º bimestre

Nome do aluno ____________________________________Série __________Nº ______

Matéria

Atividade sobre a matéria

Data

Carimbo da professora

Assinatura do responsável

Sonhos parte 1

Meus pesadelos parte 2

Super- 0utubro 2010

Texto de opinião

___/10/10

Presidenciáveis divergem quanto ao ensino técnico no Brasil

Folha de São Paulo- 11/10/10

Carta argumentativa

Você é um estudante de Ensino Médio e fará uma carta para um dos presidenciáveis manifestando seu interesse e apoio pelas idéias defendidas pelo candidato.

___/10/10

A verdade sobre as vitaminas

Super- outubro 2010

Saúde -3.0

Dissertação

Especifique com caneta colorida todos os termos de referencia ou recursos referenciais utilizados no texto

___/11/10

Legalização ou não do aborto.
pesquise na internet um texto sobre este tema, cole-o no caderno e faça uma dissertação sobre o assunto.

Dissertação

Especifique com caneta colorida todos os termos de coesão utilizados no seu textos

___/11/10

Nota 1-

0-10 =

__/10/10

Nota 2

0-10=.

___/11/10

______________

3º Ensino Médio - Calendário de atividades

Calendário de atividades de Língua Portuguesa- 4º Bimestre

3º EM -Professora: Lídia P. Costa- consulte o blog de Língua Portuguesa para maiores informações

lidiaportugues@blogespot.com

· Conteúdo de Literatura- Romantismo- Realismo Naturalismo- Modernismo

· Livro para didático : Capitães de Areia( Avaliação sem consulta ao livro)

· Avaliação do livro Capitães de Areia- – 10/11/10

· Avaliação de Literatura-1- 03/11/10

· Trabalho sobre A obra A cidade e as serras- web

· Avaliação Modernismo- 2ª semana de provas

· Recuperação- semana de recuperação- somente de Literatura – Avaliação

______________________________________________________________________________



2º Ensino Médio - Calendário de atividades

Calendário de atividades de Língua Portuguesa- 4º Bimestre

2º EM -Professora: Lídia P. Costa- consulte o blog de Língua Portuguesa para maiores informações

lidiaportugues@blogespot.com

· Conteúdo de Literatura- Parnasianismo Simbolismo/ Modernismo

· Livro para didático : A Cidade e as Serras ( Avaliação sem consulta ao livro)

· Avaliação do livro A Cidade e as Serras- – 12/11/10

· Avaliação de Literatura-1- 08/11/10

· Trabalho sobre Modernismo- Web

· Avaliação Modernismo- 2ª semana de provas

· Recuperação- semana de recuperação- somente de Literatura – Avaliação

______________________________________________________________________________

1º Ensino Médio - Calendário de Atividades

Calendário de atividades de Língua Portuguesa- 4º Bimestre

1º EM -Professora: Lídia P. Costa- consulte o blog de Língua Portuguesa para maiores informações

lidiaportugues@blogespot.com

· Conteúdo de Literatura- Romantismo em Portugal

· Livro para didático: Amor de Perdição- Camilo Castelo Branco( Avaliação sem consulta ao livro)

· Avaliação do livro Amor de Perdição- – 12/11/10

· Avaliação de Literatura- Semana de provas

· Trabalho- Contexto geral do Romantismo e Romantismo em Portugal

· Recuperação- semana de recuperação- somente de Literatura – Avaliação

______________________________________________________________________________



9º ANO A - Calendário Prolec

Compras de xerox Todas as quartas –feiras
Retirada do xerox- todas as quintas– feiras

Entrega da atividade pronta - todas as terças – feiras

Calendário de atividades

Nome da Matéria

Data da entrega

Assinatura do professor

Assinatura do responsável

Médicos e mineiros decidirão o 1° a subir.

Folha de São Paulo- mundo- 11/10/10 - 1.5

___/10/10

Sonhos parte 1

Meus pesadelos parte 2

Super- 0utubro 2010 -3.0

___/10/10

Transtorno Bipolar

Internet - 2.5

___/10/10

A verdade sobre as vitaminas

Super- outubro 2010

Saúde -3.0

___10/10

Pragmático- Brasil ignora pressão externa, atropela Cuba na final e sagra-se tricampeão do Mundial

Folha – 11 de outubro de 2010- Esporte

3.0

___11/10

Tele – jornal Nacional- Globo-

1.5

___11/10

Como será o fim do sistema solar

Super- outubro de 2010- ( compare com o ponto de vista bíblico sobre o assunto e escreva sua opinião.- 3.0

___11/10

Comprar matéria colorida-

No limite da Matemática- Internet – 2.5

___11/10

OBS: Queridos pais

Se necessário ajude seu filho na leitura e compreensão dos textos devido ao nível dos mesmos. Creio que logo eles estarão adaptados ao projeto, conseguindo interpretar tais leituras sozinhos.
Obrigada-

Professora: Lídia Costa