Língua Portuguesa
Professora – Lídia Peixoto Costa
1- Justificativa
A leitura e a escrita são hoje um dos maiores desafios das escolas, visto que quando estimulada de forma criativa, possibilita a redescoberta do prazer de ler, a utilização da escrita em contextos sociais e a inserção da criança e do adolescente no mundo letrado.
2-Objetivos
• Estimular o prazer pela leitura, considerando a interdisciplinaridade e a atuação de toda a escola nesse processo;
• Trabalhar com gêneros literários diversos, possibilitando ao alunado a aquisição de competências leitoras;
• Desenvolver a opinião crítica do leitor;
• Desenvolver a reescrita de histórias e a produção textual.
3-Critérios para apresentação dos trabalhos
3-1 Consiste em 10 textos para o trabalho bimestral
a- Duas notícias de jornais
b- quatro reportagens – ( Veja, Isto é, Época )
c- Duas noticias ou comentários da Internet
d- Duas notícias de telejornal
4- Materiais necessários para o desenvolvimento do trabalho
a- Um caderno de capa dura – livro ata- de 50 folhas- Vermelho para 6º Ano A e B- Azul- para 7º Ano A/ 8º Ano A/ 9º Ano A
b- Caneta azul e preta
c- Marca texto verde ou amarelo
d- Cola branca
e- Tesoura
5- Modo de proceder
a- A professora selecionará as duas notícias de jornais e as quatro reportagens de revistas. Ficarão no xerox em uma pasta. Haverá um dia da semana em que todos trarão o dinheiro para a compra do xerox e será entregue ao representante da classe , que se responsabilizará pela viabilização do mesmo.
b- Seguirá anexo ao projeto um esquema de datas de entregas que deverá ser seguido com rigor, tanto pelo aluno quanto pela professora, para não haver atropelamentos durante o processo.
c- As notícias de Internet deverão ser direcionadas pela professora e a impressão das mesmas da responsabilidade do aluno.
d- As duas noticias de telejornal serão feitas em dias combinadas pela professora.
6- Normas para execução do projeto:
A- O aluno colará o xerox no verso da página numerada.
B- Escreverá o resumo da notícia na pagina numerada.
C-10-15 linhas no para o resumo. 5-8 linhas para opinião textual.
D- A reportagem deverá ter o grifo nas partes em que o aluno considerar mais importantes.
E- Partindo das partes grifadas o aluno elaborará o resumo.( Pule uma linha para começar a opinião).
F- A opinião é resultado da leitura do texto como um todo e o posicionamento do aluno em relação ao assunto.
G – Após a opinião o aluno deverá colocar a data em que fez o trabalho, o nome dele, a referencia da fonte da notícia e o autor da matéria.
H –Deverá ser feito margem em todas as páginas com marca texto ou caneta das cores combinadas
G- Não deve haver borrões nem corretivos nos cadernos. Também não será aceito nada a lápis. Nem a lápis com caneta por cima. Se o aluno for inseguro nesse aspecto, deverá usar um borrão em outro lugar e depois escrever a versão definitiva.
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